5 Passos Para Mudar de País

Muita gente quer mudar de país. Seja para tentar uma vida melhor, ou pela vontade de conhecer uma cultura diferente. Claro, há também os que querem mudar de país porque querem e pronto – e das pessoas que buscam uma vida melhor, eu acho é que a maioria. Mas nem todos que pensam em sair do Brasil, realizam esse sonho. Como eu fiz para mudar de país? Eu não desisti da minha vontade. Aqui você vai encontrar 5 passos para mudar de país permanentemente, ou viajar por um longo período de tempo. Eu não estou falando de férias. Estou falando de uma mudança de vida! Mas lembre-se, esse é apenas o começo e esses passos incluem apenas a pontinha do iceberg. Existe MUITO mais envolvido em uma mudança tão grande.

  1.  O primeiro passo é reconhecer que mudar para for a do Brasil é algo que você realmente quer. Se você começar a colocar obstáculos na sua mudança de país, a viagem vai ficar cada vez mais distante e seu medo cada vez maior. A decisão de mudar é algo que deve vir com a determinação de que não importa quantos obstáculos aparecerem, você sempre terá uma solução. Soluções podem não parecer óbvias, mas acredite, os obstáculos também não são tão visíveis. Empecilhos existem e eles não podem te desencorajar. Você quer mudar de país?
  2. Planejamento é algo que envolve tempo. Você já decidiu ir viajar / mudar de país. Mas como vai fazer isso? Para onde você vai? Dependendo de qual pais decidir ir, você vai precisar de visto. Quais os documentos você precisa para aplicar para o visto e quanto tempo ele demora para sair? Pense bem e analise as melhores alternativas para tirar seu visto, seja ele de trabalho, de visitante, ou de estudos. Por mais que a gente tente se livrar da burocracia, e por mais que achamos que o Brasil seja um pais extremamente burocrático, acredite, todos os países tem coisinhas e documentos para se preencher e taxas para pagar. Além do mais, você tem que pensar em outras questões: Qual é o custo de vida nessa cidade? Que tipo de emprego você conseguiria lá? Quanto custa uma passagem aérea? Quanto tempo você consegue viver sem precisar trabalhar no novo país? Essas são só as primeiras perguntas que você tem que responder depois que decidir ir viajar. Você acha que está complicado? Espere pelo próximo passo.
  3. Sacrifícios. Tudo que é muito bom, acontece através de sacrifícios. Sacrifício nada mais é do que uma troca. Você pode tentar argumentar que ganhar na mega-sena não é um sacrifício, mas é bom e não exige nenhuma troca. No entanto, eu te respondo assim: quantos cafés/cervejas você deixa de tomar para pagar o seu jogo da mega? Isso é um sacrifício. Um dos maiores sacrifícios que as pessoas reconhecem na hora que decidem viajar é o de juntar dinheiro. Saiba quanto você gasta, saiba quanto você ganha. Se colocar tudo na ponta do lápis, vai saber qual é o sacrifício que tem que fazer. Lembre-se de que estamos falando de uma mudança de vida. Para uma viagem internacional temporária, os sacrifícios são “menores”. Mas aqui, estamos pensando em uma mudança mais permanente, ou pelo menos uma viagem mais longa. Tenha em mente o pensamento de que dinheiro para “um mês” não vai rolar. Pense a longo prazo, mesmo que isso signifique adiar um pouco o início da sua viagem. Quanto melhor você se planejar, maiores as chances de sucesso.
  4. Pesquise! Essa etapa poderia ser uma extensão de planejamento. Mas considere que aqui você já planejou e agora está montando as estratégias que vão por o seu planejamento em prática. Aqui, você já tem o visto e todos os documentos necessárias que vão possibilitar sua mudança de pais. Você já sabe o custo médio de um aluguel na cidade que você vai… Mas existem alternativas? Faça contato com pessoas que já estão nessa cidade. Eles não precisam ser Brasileiros! Mídias sociais estão aí para te ajudar. Muitas cidades tem grupos de vários assuntos no Facebook, por exemplo (Aqui em Victória existe grupo pra tudo: “Victoria BC Rentals”, “Victoria Moms”, “Used Cars in Victoria BC” e muito mais!). Muitos canais no youtube podem te ajudar a ter mais noção do que esperar quando chegar no novo país. A internet é sua amiga na maioria dos casos. Mas tenha cuidado, tudo que é bom demais pra ser verdade… provavelmente não é verdade!
  5. Se tudo der errado… Saiba o que fazer! Você foi determinado. Chegou até a nova cidade… Mas tudo saiu errado, nada do que você tinha pensado deu certo. Você está disposto a se sacrificar? Não desista tão fácil. Num país novo, parece que as dificuldades são ainda maiores, e são. Muitas vezes você não domina a língua local, não conhece ninguém, muito provavelmente você não vai trabalhar na área que você deseja… Mas lembre-se, você já passou pelo número, 1, 2, 3 e 4. Sabe aqueles grupos que mencionei no Facebook? Escreva sobre suas dificuldades. Não tenha medo de pedir ajuda em último caso. As pessoas sempre querem ajudar e estão prontas para te oferecer amparo se TUDO der errado. E o mais importante, não tenha medo de trabalhar nos “sub-empregos”. Eles podem ser apenas uma porta para o que você almeja (plus, vai te ajudar com a língua local).  Lembre-se, aqui você não tem mais pra onde correr. Viver as custas dos outros não é legal, então siga os passos 1 a 4 à risca para não ter que passar pelo passo 5. Talvez passar por aqui, significa que ao invés de trabalhar na área que você queria, você terá que achar um emprego diferente, fazer um bico, como mencionei logo acima. Talvez signifique que um apartamento com a vista pro mar não vai rolar por enquanto, e sim um basement alugado no subúrbio. No começo, da mudança de vida e de país, os sacrifícios que você fez pra chegar até ali ainda continuam por um bom tempo.E enfim você vai se aclimatizar. Depois de um tempo se acostumando com a nova rotina, a nova cultura e a nova vida, as coisas começam a se encaixar. Quem diz que mudar de país e sorte não sabe o quanto viver fora dá trabalho. Mas agora você chegou até aqui! Se não chegou ainda, e está no passo 1, tudo bem! Conte como você está se saindo nesses 5 passos.
Advertisements

2 thoughts on “5 Passos Para Mudar de País

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s